domingo, 25 de maio de 2014

Como Estudar Um Idioma Sozinha? - Alemão

Ou você pensou que a escolha das cores era aleatória? Não faz o meu tipo "escolher por escolher" ok?

Bem... O problema é que eu me mudei de Goiânia, onde eu fazia curso de Alemão no Centro de Línguas da UFG, para Januária/MG, que se você procurar no google vai encontrar uma praça e pessoas pulando carnaval... É uma cidade bem pequena, que espanta-se em ter cursinhos de inglês... Resumindo:
Não tem alemão aqui, eaí, como que eu fico CACILDA!!!??

A solução foi prometer a minha professora do alemão que eu continuaria me dedicando fielmente, como sempre, ao estudo da língua alemã, só que depois que voltei ainda não consegui retomar os estudos... Estou mega chateada com isso, porque eu AMO o alemão e aprender uma língua é mágico...

-
Talvez tenha sido quando ouvi "Letzte Tag" do Tokio Hotel ou Talvez tenha sido há quase 9 anos quando ouvi "Du hast" ou "Du riechst so gut" do Rammstein pela primeira vez, ou quando ouvi "Allein zu zweit" do Lacrimosa que a cremosidade do idioma foi conquistando, através dos meus ouvidos, o meu coração; Pode ter sido sido quando Li A Menina que roubava livros do, Markus Zusak há uns 5 anos e aprendi os meus primeiros "palavrões" em alemão, ou mesmo quando assisti a "Eu, Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída" e ouvi pela primeira vez "Heroes, Helden" com o David Bowie e depois li o livro, aos 14 anos - 5 anos atrás, e conheci mais da "Deutschland" física... Ou quando há uns poucos anos atrás conheci a Doro Pesch, In Extremo, Oomph! 

O fato é que desde aquela época, Dinha Puffy, que na época ainda nem adotava esse codinome, queria aprender a falar Alemão.

Passei primeiro por uma busca insana por cursos gratuitos pela internet e apostilas de auxílio de estudo. Depois procurando por bandas bacanas para poder sair cantando tudo em alemão e espantar os bofes daqui tudinho!!

Como primeira forma de auxílio devo citar o Livemocha. Site que proporciona aprendizagem gratuita de diversos idiomas, inclusive latim, para quem se cadastrar. Possui um esquema de aprendizagem gradual, diria que é bacana para aprender as coisas básicas ou banais! Eu indico como reforço. E existem outras plataformas semelhantes, mas que nunca testei...

E como segunda que deve tomar o lugar da primeira, português. 
Sim você não leu errado, o maior e melhor conselho que posso lhe dar sobre aprender um idioma é aprender o SEU idioma para só depois tomar partida para as outras línguas. 

Uma língua não é só vocabulário, nem gravar a estrutura de formação das frases, muito menos o alfabeto. Para quem quer "falar mais ou menos" porque "quer só conhecer o país e voltar pra cá" e permanecer com uma lista de 3 idiomas falados "mais ou menos" dá pra aprender russo, inglês, francês, italiano, alemão e toda e qualquer língua que você quiser... A escolha é sua. Mas se você quiser mesmo aprender uma língua nova, descobrir coisas fantásticas, se comunicar melhor, poder abrir os seus horizontes através da expansão do seu campo de interação social... Tem que aprender a gramática. Siiiim! a tão amada Gramática. E deve começar pela gramática do Português!!!

Pode parecer uma parte triste, mas até um certo tempo você vai se sentir dominando a língua, vai sair mandando frase feita nas pessoas, em alemão elas sempre vão achar que você "tá xingando" - acho isso de extremo mau gosto, acho que japonês e finlandês são bem mais bizarros, mas não vejo ninguém fazendo piadinha de mau bosto com esses outros dois. Não gosto quando atrelam a língua alemã ao nazismo e tudo mais. As pessoas conseguem ser bem estúpidas quando querem... - Mas depois você vai travar quando for construir frases para se comunicar de maneira mais abrangente. 

Vai se tocar que não sabe conjugar "comprar" e muito menos "chamar" no passado, e que não sabe o plural das palavras, vai ficar na dúvida se cadeira é masculino ou feminino - sim no alemão existem gênero de coisas, pessoas e objetos e em alguns casos há mudança no plural - e vai enlouquecer com os "verbos modais" e não vai entender muito bem o dativo e o genitivo...


Para aprender qualquer língua estrangeira. Estude a sua Língua Materna, para depois aprender a dos outros!

Mão na roda: 
Facebook - Aprender Alemão  e o Blog - Esse é de um blog super bem escrito, conteúdo de qualidade sabe? Bom pra quem realmente se interessa e não sabe de nada, nadinha, lá tem de tudo, para todos os níveis! 

Facebook - Deutsche Welle e o Site - Outro que também tem um site, sério, que proporciona MUITO conteúdo para os interessados!!!

Facebook - Alemão da Depressão -  Para você compreender, mesmo que seja pouco, que alemão é phoda!!!

E são só os que eu gosto, tem mais viu? Caso esteja interessado só colocar "alemão" ou "Deutsch Lernen" ou apenas "Deutsch" que você vai encontrar diversas páginas no Facebook :)

No youtube Tem um canal supremo, que disponibiliza Free German Lessons

E até assisto vídeos de vloger de beleza alemã a ruivinha mais fofa xKaren


-
Mas tudo isso ainda é pouco

Um dicionário bom pode ser um investimento bacana, o LANGENSCHEIDT é um sonho de consumo, mas qualquer um dicionário já é bom de início.
Também é bom que tenha em mãos uma gramática ALEMÃ, aí tem várias, e para todos bolsos. Indico sebos e livrarias do gênero, você encontra MUITA coisa, é só procurar um pouquinho.

Creio que se você se empenhar, encontrar amigos para conversar com você em alemão, eu tenho os meus :3, estudar 20minutos por dia o Alemão, todos os dias da semana, você pode progredir muito bem; quer aprender a falar alemão? Aprenda a escrever em alemão, a pensar em alemão, a agir como Alemão; faça o Alemão fazer parte do seu dia a dia que eu prometo que em alguns meses você já vai estar um alemãozinho bem fofinho de nível A1 legal. RÁ!

Daí que eu tenho de retomar minha rotina de estudos do alemão, só alguns dias lendo verbos, aumentando o vocabulário não é a única coisa que se precisa saber, então vi no blog uma saída para me ajudar a me comprometer seriamente com os estudos. Deixo registrado. Nesta semana "Ich Komme Deutsch studiere alleine" - Eu vou aprender alemão sozinha - Como fazia em 2008!
Fim.

E aí amores, vocês querem que eu poste algum tipo de dicas de aprendizagem de línguas? Gostaram do post? Tenho MUITO mais o que falar, nunca vai acabar assunto sobre o Alemão aliás.. Eu amo o Alemão. 
Caso vocês queiram avisem-me nos comentários. Por favor.

Beijos cremosos.


by_dinha_puffy.

P.S. Deutsch é "Alemão" em alemão.
P.S.S. Perdão pelo post gigantesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t