quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Corset Ou Corselet?

Yay, Hallo para vocês! O Post de hoje, de utilidade Pública, é para todas as meninas que ainda não sabem o que é o quê, que são enganadas pelas lojinhas que vendem "corset a pronta entrega" e afins. Também as duvidosas/reclamosas que chegaram até mim. Afinal, quem é o que?


Pois bem, eu sei que muitos já viram zanzando por aí essa “moda” né? Corset pra cá, Corselet pra cá... Mas no final eu percebi que MUITA gente não sabe direito o que é o quê e o pior, muita gente confunde muito as duas peças, não entende muito da fabricação e no final do dia acha que é tudo uma blusinha com painéis e barbatanas... Pois senta que lá vem post grande!!!

Primeiro vamos esclarecer rapidamente o foco.
O Corset vem do Francês, algo como “Corpinho” mesmo. Há muitos anos, mesmo, surgia a estética de cintura fina, como sinal de status e elegância, com estrutura rígida, firme e sufocante, os corsets eram usados como peças íntimas pela nobreza, justamente para transpor um visual ereto que transmitia muito mais poder. Só mais tarde é que a peça foi introduzida como parte superior/normal.
Como a imagem que o Corset proporcionava era invejável, a plebe logo inventou uma maneira de forjar uma versão (cospobre) da peça (não me contive). Utilizando tecidos mais grosseiros e uma estrutura muito mais simplória, até porque a Plebe trabalhava, trabalho braçal e uma peça tão compressora tornaria esse trabalho impossível né?

O Corset é basicamente definido pela qualidade dos materiais e da capacidade/conhecimento de quem o fabrica, lembrando também que o Corset é uma peça para deixar de herança. Já o Corselet pronto é uma peça simples, bem mais barata e com materiais de uma qualidade inferior, possuindo uma vida útil baixíssima.

Só que hoje em dia, o termo caiu na boca do povo e como sempre perdeu-se o seu real significado. Vamos nos atentar a alguns fatores importantes:

O Corselet é GERALMENTE
. DE FABRICAÇÃO CHINESA OU INDIANA
  - Em Larga escala, trazendo uma modelagem paupérrima + tecido de má qualidade os acessórios da peça - ilhós, amarrações, spikes, zíper, busks, rebites e afins -  podem se soltar facilmente, quiçá no primeiro uso. Pelo já conhecido meio de produção em massa, que ainda abre espaço para trabalho escravo, tráfico humano e condições de trabalho paupérrimo. extremista!


Só porque o anúncio diz: "With Steel Bones" (Com barbatanas de aço/metal) não quer dizer que ele irá modelar belamente como um Corset, sob medida, feito por QUEM sabe fazer mesmo um corset.

. Corselets geralmente não são originais.
  - A maior parte dos modelos que circulam por aí são "réplicas" de corsets de marcas gringas, ou seja, eles tentam reproduzir um modelo já existente, o que traz para a peça mais essa negatividade de falta de criatividade, a única coisa que realmente vem com o corselet é a só a peça em si. muito triste isso. artisticamente falando... Marcas como Dracula Corsets, Mystic City Corsets, Madame Sher... Porque é uma parte chata, os modelos de corsets, como eduardino, waist cincher e coisas do tipo não foram inventados agora, já existem há um tempo bom, mas características específicas, como certas estampas com certas combinações, desenhos típicos do traço de cada corsetmaker mesmo, é isso que é o plágio baixo, aliado a divulgação das fotos dos corsets originais também né. Portanto, é um ponto para se refletir bem, afinal de contas você é o que você compra!

. São desconfortáveis
  Por terem barbatanas de procedência duvidosa, tornam a peça um tanto rígida
  - o mínimo possível, mas torna - o que infelizmente pode gerar MUITO desconforto na hora do uso. Porque diferentemente do Corset Sob Medida, as barbatanas são de má qualidade, sedendo com o tempo - o meu corset sob medida tem umas 20 barbatanas; diferentes porque cada região requer um tipo diferente de barbatana, já o corselet que eu comprei uma vez tinha umas 8 barbatanas, o que proporcionou o visual de tubo de pvc... E veja bem, se você tem problemas de coluna, tronco mais curto ou mais longo, gordurinhas extras, muito peito... o corselet pode oferecer pressão em locais indevidos, provocando MUITA dor em pouquíssimas horas de uso - já senti isso e minha irmã também...

. P, M, G
  O ponto que vale uma ressalva. As mais aventureiras já devem ter reparado que muitas marcas gringas de Corset NÃO vendem corsets sob medida, não exclusivamente.  Elas proporcionam a cliente a escolha uma tabela de tamanhos lá para que essa  escolha a sua peça; Mas posso adiantar que não são 3 tamanhos apenas... São pelo menos uns 13, 16 tamanhos diferentes.
 E são P, M, G curtos. São terríveis para quem tem tronco maior ou gordinhas. Quando a variação é de uns 8 tamanhos, quem sabe? Mas sinceramente, o máximo que  vi foi XS, S, M, L, XL, daí nos comentários feitos pelos clientes notei que o XS( extra pequeno/PP) e o XL(extra grande EXG) não são diferentes do S e do L respectivamente. Cadê a credibilidade?

. E nas fotos.
  Só na Sa-ca-na-gem! 
  Analise as fotos dos corselets... ANALISE BEM... Porque você pode estar sendo ou já ter sido enganado....
 CORSELETS EXPECTATIVA
1. Não sei de qual marca que é, se alguém souber me avise por favor. 2. É da Mystic City Corsets Loja no Ebay. 3. É o Longline Edwardian in Lavender with black Italian lace da Morgana Femme Couture. 4. É o Lattice ribbon corset da Alice Corsets.
CORSELETS REALIDADE
O que dizer sobre essas obras de arte? Pois bem, algumas lojas mostram as fotos de como realmente são as peças que vendem, mas não colocam "réplica" nem nada do tipo, e é isso que me deixa um tanto incomodada. - Notem como as falsificações em couro/latex são as que ficam menos "grotescas". - Os modelos da Dracula Corsets são os campeões das versões em corselet.


Perceberam que nenhuma das modelos acima estão de fato usando as peças? Que ou para demonstrar outras cores das peças ou para aparentar mais acinturado há uma edição gritante aí? Manipulação do material de divulgação... É, isso é sério, mas chega a ser comicamente frequente no tio Aliexpress e lojas do gênero...
Notem nas imagens de cima, da direita, há tanta edição que a modelo virou vetor e o corset também... E na ao lado... Cuidado meninas, muitas vezes eu vejo gente falando "nossa, o que chegou era totalmente diferente do da foto de divulgação!", mas é claro né... Esperamos que venha bem diferente, porque essas versões são de brincar de montar dolls né gente.. Vamos ficar espertinhas!

Observem agora outras fotos que falam por si próprias, caso ainda restem dúvidas! - Elas não são minhas, mas estão linkadas com suas origens.
Está em inglês, mas é basicamente um corselet vs. um corset!
Mais uma, só para fechar mesmo!
Mas se mesmo depois disso tudo você continua querendo um corselet por causa da grana... Ou porque você quer muito um corselet pra CHAMAR de seu... Vai umas dicas...
. Compre um número que seja pelo menos 10/12cm menor que a circunferência da sua cintura.
. Couro, vinil, latex acabam sendo os tecidos que menos cedem, portanto, comprando num tamanho ok vai dar um visual melhor.
. NÃO COMPRE CORSELET UNDERBUST - Os que não cobrem os peitos... Pode ser um desperdício de money...
. De preferência aos Overbusts com alças e que sejam mais longos.
. Talvez zíper ou colchetes seja melhor do que um fechamento via busks, porque qualquer problema você pode mandar para a costureira e zaz, busks são MUITO complicado de mexer...


Modelos com decote reto podem ser usados como Midbust (meio busto, não o cobre por inteiro) aí fica facilmente adaptado para usar por cima de blusas, vestidos e alguns até ficam bem usados sem nada.

Os modelos que possuem alças, tipo frente única ou não, vão oferecer maior sustentação e talvez um desgaste menor da peça. Algumas são blusinhas inspiradas em Corsets, então nem chegam a ter barbatanas.

Selecionei alguns modelos de blusinhas tipo corset do Tio Ali que aparentam vestir melhor. As palavras chaves para a pesquisa foram - Corset Top + Bustier Top + Gothic corset + Leather Corset + Long Line Corset. As que mais apresentaram resultados relevantes.

créditos: Iris do Tight Lacing BlogMadame Sher, U Fashion, aliexpress e google.

Então fica a re-dica de lojas que fabricam corselets sob medida que eu já postei, Onde Comprar Corselets sob medida no Brasi
Beijos cremosos. Agradeço a compreensão de quem tem corselets e ama, não quero atingir ninguém, quero apenas ser mais um veículo de informação sobre o tema, é absurdo o número de desavisadas que eu conheci por agora. Enfim. O que vocês preferem? Acham o corset uma peça para a vida ou só para usar algumas vezes? Se joga no corselet? 

by_dinha_puffy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t